Hey!


Despedida

 

 

“Já está chegando a hora de ir. Venho aqui me despedir e dizer: Em qualquer lugar por onde eu andar, vou lembrar de você”.  O rei realmente sabe das coisas. Detesto despedidas, baby. Mas é preciso ir embora. Esta é a última coluna Hey! a sair aqui. Outros compromissos profissionais me impedem de continuar. Além disso, a proposta deste espaço - cedido de forma generosa e ousada pelo Diário de Pernambuco - sempre foi de renovar seus articulistas após um certo tempo. De minha parte, posso garantir que esse tempo de pouco mais de um ano foi uma experiência fantástica. Afinal, não sou jornalista e antes tinha apenas a Internet como veículo para meus escritos. Um jornal impresso de enorme circulação como o Diário é diferente: atinge-se um público muito mais amplo e diversificado.

A proposta da Hey! é falar de música boa, de qualquer estilo e época. Foram sessenta edições impressas, comentando lançamentos, desencavando artistas esquecidos, falando de fatos interessantes ligados à música. Tentei fugir do óbvio e da mediocridade. Se consegui ou não, quem leu as colunas poderá julgar. Tudo foi escrito com muita paixão, que é o mínimo que este assunto exige. Não deu para falar de tudo o que gosto e posso nem ter falado do que você gosta, mas garanto que a nata da música popular passou por aqui. Você gostou?

 

Os leitores

Eles deram um show à parte. Escrevendo, comentando, participando dos sorteios. Posso afirmar sem demagogia que a interação com os leitores foi a coisa mais interessante em tudo isso. Apesar de falar de música pop, tema sempre ligado a jovens, tive retorno de pessoas de várias idades. Muitos me pediram gravações, deram sugestões, tiraram dúvidas. Foi o mais divertido serviço de utilidade pública que alguém poderia fazer.

 

A Internet

A bem da verdade, a Hey! não acabou. Permanecerá sendo atualizada no meu blog (http://dubalai.zip.net/). Lá estão também as edições antigas, fartamente ilustradas. Além disso, tenho engatilhadas participações em alguns sites muito legais. A internet confirma-se como o grande veículo de divulgação do mundo atual. Impossível para quem faz, ouve, consome ou trabalha com música ficar fora da grande rede. É lá que estão as novidades e as coisas raras. A web é o lugar de obter, ouvir e comentar a melhor música feita hoje em dia.

 

A banda

Poucas coisas são melhores do que escrever sobre música. Fazer música é uma delas. Um dos motivos que precipitaram a minha saída foi justamente a vontade de me dedicar mais à minha nova banda. Para quem não sabe, desde a década de 80 que sou músico, cantando em bandas como N.D.R., Paulo Francis Vai Pro Céu e The Coffeebreakers. O novo grupo chama-se Pocilga DeLuxe. A idéia é fazer música pop estranha, elegante e kitsch, sofisticada e brega, pesada e suave. A banda adota uma linha que fica entre Roxy Music e Serge Gainsbourg, Nick Cave e Rogério Skylab. Em breve a Pocilga DeLuxe estará dando as caras, em shows e na internet.  Vai ficar ligado?

 

A festa

A despedida da coluna do jornal teve festa que varou a madrugada e bombou até de manhã. O Boratcho, simpático bar mexicano localizado na galeria Joana D’Arc ficou pequeno para um povo ávido para dançar com bons sons. Tocou-se tudo que foi prometido, mas também houve surpresas. Muita gente depois veio me pedir bis. Pode ser, mas não agora. 

 

Os prêmios

Celina Aragão ganhou a discografia completa de Sly & The Family Stone em mp3, porque acertou que o grupo político negro americano - citado por Chico Science em “Monólogo ao pé do ouvido”- ponta-de-lança do movimento “Black Power” nos anos 60 e 70 era “Os panteras negras”. Os prêmios ao longo da coluna, aliás, foram um caso à parte. A proposta sempre foi sortear trabalhos de artistas locais interessantes ou discografias de bandas e cantores legais. Algumas vezes, os leitores vencedores nem conheciam os artistas e tiveram uma excelente oportunidade de conhecê-los. Em outras, eram grandes fãs que puderam ter acesso a alguns de seus discos mais raros. Nesta derradeira semana, pretendo fazer um sorteio especialíssimo. O leitor me diz sua banda preferida ou alguma que ele quer muito conhecer. E eu mandarei a discografia digital deste artista. O resultado será enviado por e-mail e sairá no meu blog (http://dubalai.zip.net/). Lembra do e-mail? É andrebalaio@gmail.com.



Escrito por André Balaio às 06h07
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Nordeste, RECIFE, GRACAS, Homem, de 36 a 45 anos
MSN -
Histórico
Outros sites
  A moça do meu sonho
  Podreira rules
  Nossa Senhora de Guadalupe
  Uillames, o cãozinho dos tecrado
  Debbie Nice
  Um certo Mister Wong...
  Da Maia, meu vereador
  Larissa Young
  Jar-jar da Revista Coquetel (palavras cruzadas)
  Sasquatch
  Duda, príncipe valente
  Pepe Legal
  Ju Lisboa
  Stewart Lilo
  O amor de Dartagnan
  A menina legal do blog impronunciável
  Rosinha em ação
  Kinemail
  O Recife Assombrado
Votação
  Dê uma nota para meu blog